E lá vamos nós...

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Cronograma Capilar - o início

Entonces povo.... Saindo um pouco do assunto dieta/academia, vou falar sobre o meu esquema de cuidados com os cabelos que iniciei na última semana. O Cronograma Capilar (CC) não é nenhuma novidade, rola há alguns anos pelos blogs e, pra minha surpresa (surpresa porque euzinha não conhecia), tem muitos adeptos por aí; o maior grupo do Facebook reúne mais de 11 mil pessoas.

O CC nada mais é do que uma rotina de cuidados com o cabelo que integra todas as etapas necessárias pra que tenhamos fios bonitos e saudáveis: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.
  • Hidratação é a reposição hídrica dos fios, ou seja, repõe moléculas de água, deixando os fios mais sedosos e macios. São encontrados geralmente em compostos vegetais, aloe vera, semi di lino, pantenol, etc...
  • Nutrição é a reposição de nutrientes (dã), geralmente se dá através do uso de óleos e gorduras (aquela lista famosa: óleo de argan, óleo de coco, manteiga de karité, ceramida...), importantes pra selar as escamas dos fios, evitando a perda de água.
  • Reconstrução é a etapa onde repomos as proteínas, ou seja, é quando trabalhamos na estrutura do fio propriamente dita. A proteína presente em maior quantidade nos cabelos é a queratina, mas queratina em excesso também faz mal aos fios, que ficam pesados e sem brilho, então o ideal é utilizar queratina hidrolisada (a proteína queratina quebrada na infinidade de aminoácidos que a compõe - lembrem da querida professora de Biologia), ou os complementos dos próprios aminoácidos (cisteína, lisina, prolina, arginina... e por aí vai...).
A lógica do processo é utilizar máscaras, shampoos, condicionadores, ampolas, blablabla, que contenham os compostos indicados para cada etapa, ao longo das semanas. Não existe um cronograma universal, pois cada cabelo tem as suas necessidades, mas a sequencia dos passos é sempre mantida H > N > R. A diferença é que cabelos com mais química provavelmente precisarão de reconstruções mais seguidas do que os mais naturais, mas a sequencia é a mesma.
Quando eu comecei a ler sobre isso fiquei muito perdida porque não sabia exatamente o que o meu cabelo precisava, só sabia que ele estava merecendo ser melhor cuidado. Nisso eu achei um post bem bacana que traz sugestões de cronogramas de acordo com vários tipos de cabelo: olhem aqui. O meu cabelo é oleoso e descolorido nas pontas (zim, tenho umas californianas uó... feitas em casa porque na real eu descolori pra usar roxo), então acabei optando pelo cronograma para fios oleosos, pelo menos num primeiro momento enquanto eu vou conhecendo os meus fios.

Olhaí a minha crina horrorosa. E devo admitir, a foto foi depois de uma semana e uma sequencia H>H>N>H, ou seja, estava beeeeeeeem pior, acreditem!


Como a pessoa aqui está num momento de vacas de passarelas internacionais de tão magras, optei por iniciar sem muito glamour, com produtos nacionais e de supermercado mesmo. Eu me conheço, se eu fosse em alguma loja de cabeleireiro, certamente ficaria com vontade de levar produto de linha profissional, mesmo sem ter de onde tirar o capital. Contive a NaluGastadeira o máximo que eu pude, mas já estou salivando por uma viagem a Rivera ou Rio Branco pra me jogar em L'Oreal e Kérastase... Logo mais eu mostro o que tenho usado...

Por fim, deixo o link de outro blog que acho muito bom e com o qual tenho aprendido bastante coisa sobre cabelos: aqui.
Ah, assim como a RA e a rotina de treinos, o CC é um hábito a ser adotado pra vida. Acho que vale muito a pena, já que os cabelos fazem parte do nosso kit cartão de visitas, então não custa mimá-los, né?! Além disso, podemos fazer uma bela economia; certamente com que gastaríamos em uma sessão de hidratação, outra de selagem e outra de queratinização no salão de beleza podemos comprar bons produtos e cuidar em casa. Sem contar que, pra mim, cuidar dos cabelos é uma boa terapia, do mesmo jeito que encaro o cuidado com as unhas.

Eu me joguei, bora?!
Muack!
Nalu :D

0 comentários:

Postar um comentário