E lá vamos nós...

domingo, 26 de agosto de 2012

Medicalizando a obesidade...

Como eu havia dito no post inicial, na posição de profissional de Saúde Coletiva, não me sinto muito confortável medicalizando a minha obesidade. No lugar onde eu me encontro, questionamos de forma bastante incisiva essa necessidade que foi, de certa forma, criada pelo modelo dominante de se ter todas as soluções encontradas em pílulas, comprimidos e cápsulas. Acontece que eu sempre fui ansiosa, mas minha ansiedade chegou num ponto que eu passei a ter sintomas de ansiedade, e esses sintomas foram piorando e piorando e eu não era mais só uma guria ansiosa, passei a ter ataques de pânico, e daí eu passei a precisar das soluções que a indústria farmacêutica tinha pra me oferecer, porque eu não tinha mais condições de ter uma vida minimamente normal. Com a medicação pra ansiedade (Citalopram 40mg) veio a fuga pra comida, a terapia não acompanhou o ritmo da medicação e eu ganhei peso. Arrastando a auto estima nos cadarços do meu all star, fui procurar o endocrino e ele veio com a outra boleta, maldição, mais uma!!!!

Vou explicar essa parte porque sei que é do interesse de muita gente. Não existe medicamento sintético produzido especialmente para que as pessoas emagreçam, esqueçam!!! Os que conhecemos são medicamentos que foram produzidos para outros fins, mas que entre seus efeitos adversos a perda de peso foi constatada por n motivos. É justamente por isso que é extremamente perigoso comprar remédio pra emagrecer no mercado negro sem prescrição médica!!! Sabe-se lá que outras partes da nossa fisiologia vão estar sendo comprometidas pela tal boleta de ação desconhecida?!?!?! 
O meu endocrino descartou Sibutramina logo de cara porque ela deixa a pessoa mais agitada e eu, como estou em tratamento pra ansiedade, não quero isso, né?!
Aí ele sugeriu o Topiramato, uma droga que foi desenvolvida na década de 80 pro tratamento da epilepsia e das enxaquecas, mas que hoje em dia é mais usado mesmo pra emagrecer, porque ele atua inibindo os impulsos. Esse é pra quem come por impulso, ele acaba tirando a fome. Só que antes de me receitar ele pediu uma bateria de exames de sangue e de urina e mandou uma carta pra minha psiquiatra perguntando se ela autorizava que eu fizesse o tratamento com o Topiramato junto com o Citalopram. Depois disso que ele foi liberando, e mesmo assim aos poucos... A dose que emagrece está entre 100 e 200mg, comecei com 25mg por 15 dias e depois aumentei pra 50mg. Voltei pra consulta e aumentei pra 75mg e depois pra 100mg. Só quando eu cheguei aos 150mg, ou seja, no 3º mês de tratamento, que eu comecei a parar de sentir fome! Antes disso eu só sentia os efeitos colaterais, tinha dificuldade de articular frases, tanto na fala quanto na escrita, tinha bastante sono e meus pés formigavam bastante. Agora os efeitos colaterais passaram e eu sinto os benefícios! Eu não sinto quase fome, mas também não sinto repulsa, então posso regrar minha alimentação. E outra coisa que o medicamento fez que eu achei muito bom, ele controlou minhas variações de humor, coisa que nem a minha psiquiatra previa, estou beeeem mais tranquila agora. Meus pés continuam formigando, mas eu acho até engraçado e eu acho que recuperei bem minha capacidade cognitiva, até passei na seleção do mestrado nesse meio tempo... hehehe...

Ah, ta aí o meu Amado Amato:
Beijocas e nada de comprar remédio sem passar no médico! >.<





12 comentários:

  1. Ahá! Estamos juntas. Nalu! hehehehe
    Tu precisa começar a participar dos encontros Lightchês, encontro das blogueiras lights Gauchas! O próximo é dia 29 de setembro! Vai ser um brechó num salão de festas.
    Beijos gatinha!

    ResponderExcluir
  2. E pelo amor de Deus, tira esse lance de escrever o código para ver se vc não é um robo!! rsssss dá mó preguiça comentar com esses verificadores... hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, nem cheguei nos comentários. Tenho que editar melhor essa coisa. O teu tá bonitão!!! =)
      Me avisa mais perto do evento que eu apareço lá sim!
      Beijo beijo beijo!

      Excluir
  3. Oi Nalu estava eu procurando algumas boas almas para informarem mais sobre esse medicamento que meu neuropsiquiatra me indicou e encontrei o seu blog, adorei as dicas e nada melhor que um depoimento de que já é especialista no assunto rsrs, vou começar amanhã mais alguns dias eu volto para contar essa minha nova tentativa, bjão.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tenho uma pergunta: quando vc foi aumentando a dosagem de 25 até chegar em 150, os efeitos colaterais foram aumentando junto?? Ou pelo fato de vc já estar tomando, o corpo respondeu bem e vc só ficou com os benefícios? Tenho q aumentar a minha dosagem, mas tenho medo de não conseguir trabalhar direito...
    Muito obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi.
      Depende dos efeitos colaterais. Os formigamentos diminuíram, mas o comprometimento cognitivo foi aumentando cada vez mais. No fim eu abandonei o Topiramato porque estava me sentindo burra demais, esquecendo coisas, esquecendo palavras, muito ruim.
      Mas cada organismo é um organismo....
      Abraço e boa sorte

      Excluir
  6. Oi! Cai no seu post de paraquedas ! Procurando no Google como conseguir emagrecer em tratamento com citalopram. Tomo o medicamento desde 2013 e junto vieram 12kg! Na última visita a psiquiatra foi receitado fluoxetina + topiramato. O primeiro já dei fim por conta própria pq percebi muito aumento na ansiedade. O topiramato eu começo a tomar e paro. Aquela duvida que fica sempre martelando. Curar um problema com outro problema! O topiramato me deixa com sono e eu notei que ando esquecendo as palavras na hora de conversar com as pessoas! Isso me incomoda muito já que trabalho com público! Ainda vou parar para ler seu blog do começo ao fim... Pq aqui senti alguém que me entende. Mas suas experiências com emagrecimento foram boas? Tento de tudo. Há 2 meses natação 2x por semana e nem 1g a menos! Estou me irritando com isso além da conta!
    Abraços !

    ResponderExcluir
  7. Perdi 3kg em 1 mês com topiramato +bupropiona

    ResponderExcluir
  8. Posso tomar cerveja tomando topiramato?

    ResponderExcluir
  9. Posso tomar cerveja tomando topiramato?

    ResponderExcluir